| Anseio pela casa do Senhor


(Foto: Prentice C. James/AP)

"A minha alma está desejosa, e desfalece pelos átrios do Senhor" (Salmo 84.2)

Reuni alguns textos bíblicos que transpiram uma profunda paixão e exortação à necessidade de congregar, de estar juntos e de ansiar pelo ambiente, pelo lugar onde se concretiza essa comunhão.

Penso que é preciso ensinar sobre isso hoje. Se descansarmos apenas nas lives e no "on line", que são recursos muito oportunos hoje, todavia, se não começarmos a transição logo para os espaços de comunhão presencial, correremos o risco e passar a mensagem de que "congregar" com o corpo nos edifícios destinados a esse fim não seja tão pertinente ou necessário assim.

A espiritualidade bíblica e a comunhão do povo de Deus está intrinsecamente ligada a lugares e espaços.

Sinta-se convidado a uma breve viagem a alguns textos bíblicos que inflamam nossos corações por congregar nos espaços comunitários e nos ambientes de adoração.

O apaixonante Salmo 84: 1 Quão amáveis são os teus tabernáculos, SENHOR dos Exércitos!/ 2 A minha alma está desejosa, e desfalece pelos átrios do Senhor; o meu coração e a minha carne clamam pelo Deus vivo./ 3 Até o pardal encontrou casa, e a andorinha ninho para si, onde ponha seus filhos, até mesmo nos teus altares, Senhor dos Exércitos, Rei meu e Deus meu./ 4 Bem-aventurados os que habitam em tua casa; louvar-te-ão continuamente.

Que pensar dessas expressões?

Amáveis são os teus tabernáculos! A minha alma desfalece pelos teus átrios! Que pensar da bem-aventurança do verso 4? "Bem-aventurados os que habitam na tua casa". 

Outros textos que nos inflamam: A paixão pelo santuário no Salmo 63.2, 3. “Recordo-me dos dias em que te contemplei no santuário, para me embeber de teu poder e de tua glória.”

A paixão do conhecidíssimo Salmo 122.1, "Alegrei-me quando me disseram: Vamos à casa do Senhor."

A paixão do Salmo 42.4, “Recordo-me dessas ocasiões, e dentro de mim se me derrama a alma em profundo pranto, de como caminhava eu junto à multidão, conduzindo-os em procissão rumo à Casa de Deus, com cantos de júbilo e louvor entre a multidão que festejava.”

Paixão em Isaías 38.20, 22, “Yahweh, o SENHOR, me salvou! Cantaremos este louvor com instrumentos de corda todos os dias de nossa vida no Templo do Eterno".

A paixão do jovem Jesus pelo templo, Lucas 2. 46, 49, “Após três dias o acharam no templo, sentado na companhia dos mestres, ouvindo-os e propondo-lhes questões".

O mandamento neotestamentário de Hebreus 10.25, “Não deixemos de congregar-nos, como é costume de alguns; antes, façamos admoestações e tanto mais quanto vedes que o Dia se aproxima”.

I Coríntios 14.26, “Que fazer, pois, irmãos? Quando vos congregais, cada um de vós tem salmo, tem doutrina, tem revelação, tem língua, tem interpretação. Faça-se tudo para edificação.”

Mesmo considerando que os hábitos vão mudar, não podemos abrir mão e nem nos rendermos a um eterno "distanciamento" congregacional. A receita da igreja de Atos era: "De casa em casa e no templo".

Enfim...

O que temos feito para motivar o retorno dos irmãos à prática e ao "costume" bíblico? Por onde anda nossa paixão pela Casa de Deus e pela doce comunhão? 

"A minha alma está desejosa, e desfalece pelos átrios do Senhor" (Salmo 84.2)

 

Dúvidas, sugestões e reclamações, entre em contato pelo e-mail redacao@cpimw.com.br.
O Voz Wesleyana é o órgão oficial da Igreja Metodista Wesleyana.
Sede da redação: Rua Venância, 17, Xerém, Duque de Caxias, RJ.
Secretário Geral de Educação Cristã Rev. Agnaldo Valadares - Redator Rev. Renato Neves
© Todos os direitos reservados. 2024