Bispo Jamir | Natal: cumpriu-se a promessa!


O que você sabe sobre o Natal? Os significados humanos não são precisos em relação ao Natal, porque são de natureza espiritual. Somente Deus pode revelá-los através da sua Palavra. Os estudos bíblicos sobre o Natal nos ensinam que é um evento espiritual que ilustra a mensagem das Boas-novas de Deus para a humanidade. 

O Novo Dicionário Ilustrado da Bíblia nos diz que o Natal é usado para nomear o nascimento de nosso Senhor Jesus Cristo em Belém. E aí vem a pergunta que tem sido tão especulada neste nosso tempo: quando é que Jesus nasceu?

Na verdade, não temos como precisar o dia e o mês, mas o que importa? Devemos nos prender à mensagem que está inserida nesse glorioso fato. Por ocasião da anunciação do nascimento de Cristo, o anjo revelou muito bem o seu propósito, que seria algo que traria uma mensagem de grande alegria e seria para todo o povo. Jesus nasceu para todos os povos! Ele veio para trazer salvação e isso faria com que todos se alegrassem, como diz em Ml 4.2: “Mas para vós, os que temeis o meu nome, nascerá o sol da justiça, e cura trará nas suas asas; e saireis e saltareis como bezerros da estrebaria”. 

Então, não importa a data de comemoração, temos que nos alegrar e sermos gratos a Deus por cumprir a gloriosa promessa de salvação feita à humanidade. Ela é a maior e a mais importante de todas as promessas bíblicas, é a que abre a porta para a realização de todas as demais promessas divinas. Foi proferida pelo próprio Deus em Gênesis, está contida em todo o Antigo Testamento nos tipos, símbolos, na voz profética e no estabelecimento de reis e sacerdotes. 

Jesus nasceu na plenitude dos tempos, o Kairos de Deus, num contexto geopolítico e em condições históricas propícias que serviram como pano de fundo para que a promessa fosse cumprida na sua totalidade.  É exatamente nesse contexto histórico que podemos encontrar as melhores evidências e os melhores vestígios da atuação divina, a qual dividiu a história em a.C. e d.C. Tudo foi devidamente preparado para que o mundo pudesse receber o Filho de Deus, que se fez carne e veio habitar entre nós.

O Natal tem um significado bíblico e teológico incomparável: É A ENCARNAÇÃO DO DEUS ETERNO E PESSOAL para salvar a humanidade perdida. Celebrar o Natal é celebrar que Deus se revelou a nós, assumindo a forma humana em um período específico da história, para morrer por nós e nos dar acesso à salvação.

Sendo assim, eu e minha família desejamos que o verdadeiro sentido do Natal seja uma realidade na sua vida e de sua família.

Bispo Jamir Fernandes carvalho é superintendente geral da Igreja Metodista Wesleyana

 

Dúvidas, sugestões e reclamações, entre em contato pelo e-mail redacao@cpimw.com.br.
O Voz Wesleyana é o órgão oficial da Igreja Metodista Wesleyana.
Sede da redação: Rua Venância, 17, Xerém, Duque de Caxias, RJ.
Secretário Geral de Educação Cristã Rev. Agnaldo Valadares - Redator Rev. Renato Neves
© Todos os direitos reservados. 2024