| Como envelhecer doce?


"Na velhice ainda darão frutos, serão viçosos e florescentes”

Na velhice darão frutos. Os frutos só são palatáveis e saborosos quando estão maduros e doces. Muita gente está envelhecendo azeda e amarga. Penso que é por ter uma visão equivocada da velhice. Abaixo vou propor algumas razões para que eu e você agradeçamos a Deus a bênção de ficar velho.

Razões para envelhecer doce:

1. Envelhecer não é pra qualquer um. Billy Graham disse com razão: "Envelhecer não é para os fracos". Envelhecer é para quem tem saúde. Não morreu jovem. Tem estrutura, tem vontade de viver, tem fé.

Envelhecer é para os fortes. 

2. Envelhecer é bênção, segundo a Bíblia: é promessa. 

Vou listar apenas alguns versículos entre tantos para te provar que envelhecimento e benção e não maldição. Leia: Pv 3.2/ 4.10/ Pv 16.31/ Sl 91.16. Etc. Enfim, longevidade é promessa.

3. Velhice é natural e não faz acepção de pessoas. 

Todos os abençoados com saúde vão envelhecer. Os ricos e os pobres, os bispos, os pastores, negros e brancos etc. É algo democrático. Não é para uns, é pra todos. Todavia os que não se preocupam com a saúde e com o futuro, terão maiores dificuldades do que os mais previdentes.

4. Para envelhecer doce é preciso ser grato.

Pela família, pelo ministério, pelos amigos. Tem gente que nunca está grato. A gratidão adoça a vida. Cura feridas. Faz bem a alma. Andar, falar, rir, comer não é pra qualquer um. Visite um hospital e veja quantos jovens estão enfermos. Quantos nas UTIS. Seja grato por envelhecer.

5. Para envelhecer com ternura é preciso ter feito o bem e trabalhado "para Deus" e não para os homens.

Se você trabalhou pra Deus, vai envelhecer doce, mas se trabalhou para homens, poderá se entristecer, azedar e ficar ácido. Sua recompensa vem de Deus! Espere nele. "Vosso trabalho não é vão no Senhor".

Faça o bem por ser quem você é, pelo próprio prazer de fazer o bem. Ainda que o elogio seja importante, não pode de ser o que te move. Se você e trabalhou ou trabalha pra Deus, vai envelhecer doce, sem rancor.

6.  Rindo mais. Meu pai envelheceu doce, sempre rindo, apesar do pequeno salário da aposentadoria. Não conheci um idoso mais alegre do que meu querido pai, o diácono Caleb. A alegria do Senhor só faz bem.

Alegria rejuvenesce! "O coração alegre aformoseia o rosto;" (Provérbios 15.13)

Alegria cura! "O coração alegre serve de bom remédio;" (Provérbios 17.22)

7. Para envelhecer doce, por último, tenha a consciência de que se você está na terra é porque Deus ainda tem um propósito em sua velhice!

Dê fruto na velhice. Não pare de pregar, ensinar, visitar, orar, aconselhar os mais jovens e não pare nunca de estudar. Não espere convites, saia de casa e faca a obra. Converse com a liderança, ofereça seu trabalho. 

Os velhos que são pentecostais deveriam acreditar mais em Atos 2.17: “...e vossos velhos terão sonhos". Amado ancião, anciã, Deus quer te usar, não desista de ministrar. Jubilar ou aposentar é jubilar e aposentar de trabalhos administrativos e chatos. Jamais é aposentar do ministério.

Celebre o tempo, envelheça saudável, envelheça "doce".

 

Dúvidas, sugestões e reclamações, entre em contato pelo e-mail redacao@cpimw.com.br.
O Voz Wesleyana é o órgão oficial da Igreja Metodista Wesleyana.
Sede da redação: Rua Venância, 17, Xerém, Duque de Caxias, RJ.
Secretário Geral de Educação Cristã Rev. Agnaldo Valadares - Redator Rev. Renato Neves
© Todos os direitos reservados. 2024