Jornal Voz Wesleyana faz 56 anos
Fundamental para a identidade e história wesleyana, o Jornal Voz Wesleyana completou 56 anos no último dia 8.
Redação
12 de Abril de 2023

UM POUCO DE HISTÓRIA:

O movimento Wesleyano começou a desenvolver-se gloriosamente, e convocou-se o Concílio Constituinte para se reunir na cidade de Petrópolis, dos dias 16 a 19 de fevereiro de 1967, ocasião em que foi organizada a Igreja Metodista Wesleyana. Novos obreiros juntaram-se às fileiras wesleyanas e vários evangelistas foram eleitos.

Estava consolidada a Obra do Senhor. Os estatutos da Igreja foram aprovados e os membros do Conselho Geral foram eleitos oficialmente:

  • Superintendente-geral: Waldemar Gomes de Figueiredo;
  • Secretário-geral de missões: Gessé Teixeira de Carvalho;
  • Secretário-geral de ação social: Oriele Soares do Nascimento;
  • Secretário-geral de finanças: Idelmício Cabral dos Santos;
  • Presidente da Junta Patrimonial da Igreja Metodista Wesleyana: Francisco Teodoro Batista; e
  • Redator do jornal Voz Wesleyana: Gessé Teixeira de Carvalho. 

O Concílio Constituinte elegeu uma Comissão de Legislação, aos quais delegou poderes para preparar o Manual da Igreja Metodista Wesleyana, publicado em 1968.

Depoimento do Pr. Marcos Batista:

 “O Voz Wesleyana, que teve como seu redator, homens como o Bp. Gessé Teixeira de Carvalho, Pr. Pereira de Assunção e tantos   outros, sendo agora o Rev. Renato Neves, sempre prestou relevantes serviços à denominação. Quando não se conhecia a internet e as   redes sociais, era ele quem cuidava de interligar as igrejas, espalhadas em todo território nacional, por meio de mensagens   inspiradoras, doutrinárias e de informações de uma e outra delas.

 Lembro-me, aos 21 anos de idade, recém-convertido, arrisquei-me escrever e enviar um artigo ao Pr. Pereira de Assunção. Ele não só o publicou, como escreveu abaixo uma nota, que guardo em meu coração até hoje, de estímulo a um outro segmento de ministério, que já pude exercer e ainda o farei, com maior ênfase, pós jubilação.”

Para os Wesleyanos mais antigos, que possivelmente têm contribuído como testemunhas oculares da história e do legado desta Igreja que tem Santidade como estilo de vida, que ao longo dos anos segue esta Estranha Estirpe de Audazes, Proclamando Vida, Transformando Gerações, seja impossível desassociar o portentoso título “Voz Wesleyana”, do carismático e inesquecível, Bispo Gessé Teixeira de Carvalho.

Parece-nos, com todo respeito, que seu nome está ligado diretamente e inversamente proporcional ao “Jornal Voz Wesleyana”, não só pelo fato de ter sido o primeiro redator, mas pelo fato de ter sido dele a ideia embrionária de se ter um órgão oficial de notícias wesleyanas, que vence o tempo, os avanços tecnológicos e que parece se perpetuar.

Portanto, ao mesmo tempo em que podemos cumprimentar a todos os que fizeram e fazem parte desse honroso legado, como povo wesleyano, devemos prestar nossas sinceras felicitações pelos 56 anos de fundação do Jornal Voz Wesleyana, pelos importantes serviços prestados por este jornal, que pautado pela ética e pelo profissionalismo, assumiu a árdua tarefa de informar e realizar em suas páginas os assuntos que fazem parte de nossa história e também proporcionam a possibilidade de receber informações sobre os temas de interesse dos wesleyanos, mantendo sempre o equilíbrio necessário ao exercício deste de altíssima responsabilidade.

Ao longo de sua trajetória, o Jornal Voz Wesleyana se consolidou como um dos mais importantes e respeitados veículos de comunicação da denominação, com credibilidade alcançada através do trabalho qualificado de seus noticiaristas e correspondentes, e da visão do Colégio Episcopal, que ao lado da Secretaria Geral de Educação Cristã, conceberam e conduzem o Jornal Voz Wesleyana para que esse atue como um valioso instrumento de utilidade, informando ao povo wesleyano com absoluta transparência.

 É, de fato, um marco importante num contexto complexo e difícil para a sociedade e, particularmente, para a comunicação social, face à   pressão e aos desafios que são permanentemente colocados. Mas é também um registro histórico, cheio de histórias, que faz do   “Jornal  Voz Wesleyana” uma referência no conjunto das publicações periódicas cinquentenárias e, fundamentalmente, um farol na     identidade wesleyana.

 Nesse caminho de 56 anos (08 de abril de 2023), e na certeza de que muitos mais virão, espera-se que o jornal seja eco dos valores de   nossa voz (fazendo jus ao seu título), assentes na transparência, no rigor, na verdade dos fatos e na isenção, assumindo-se como   importante contributo para a coesão e desenvolvimento institucional e afirmação da história e identidade wesleyana.

 Com tantos anos de vida, ele trouxe e traz ao povo wesleyano informações úteis, de grande valor, para que tenhamos dias de grandes   relacionamentos, alegrias e progresso.

 O Jornal Voz Wesleyana é feito, elaborado, escrito, redigido e revisado com capricho e ordem em suas edições. Com carinho e   dedicação é enviado aos seus leitores de maneira especial.

 Rev. Renato Neves, Redator.

WTV
  AGRADECIMENTO DO BISPO JAMIR CARVALHO
  COMERCIAL CPIMW CULTO INFANTIL
  VíDEO PROMOCIONAL CPIMW

Dúvidas, sugestões e reclamações, entre em contato pelo e-mail redacao@cpimw.com.br.
O Voz Wesleyana é o órgão oficial da Igreja Metodista Wesleyana.
Sede da redação: Rua Venância, 17, Xerém, Duque de Caxias, RJ.
Secretário Geral de Educação Cristã Rev. Agnaldo Valadares - Redator Rev. Renato Neves
© Todos os direitos reservados. 2024