Estudo aponta que pandemia alterou níveis de sono e estresse 
Dados são da parceria entre Fiocurz, Universidade de Valencia, e UFRGS 
Redação CPIMW
10 de Junho de 2020

Foto: Fotolia/Rido

 

Uma pesquisa feita em parceria entre a Universidade Federal do Rio Grande do Sul, a Fundação Oswaldo Cruz e a Universidade de Valencia, na Espanha, aponta que durante a pandemia do novo coronavírus os brasileiros ficaram mais ansiosos, com problemas no sono e com uma alimentação mais desbalanceada. 

A pesquisa foi batizada como "Hábitos saudáveis e estilo de vida durante a pandemia de Covid-19", cerca de 22 mil pessoas participaram do estudo, que perguntava sobre como o isolamento social afetou a saúde mental de brasileiros e espanhóis. De um modo geral, os brasileiros relataram sofrer mais mudanças do que os espanhóis.  

Abaixo, os dados: 

 

 

  • Hábitos alimentares: Brasil, 44%; Espanha, 23% 

     
  • Consumo de álcool, tabaco e drogas: Brasil, 17%; Espanha, 10% 

     
  • Alterações no sono: Brasil, 50%; Espanha, 38% 

     
  • Controle do estresse: Brasil, 51%; Espanha, 34%

     
  • Rede de suporte social: Brasil, 54%; Espanha, 34% 

     

De acordo com Flávio Kapczinski, professor titular do Departamento de Psiquiatria e Medicina Legal da UFRGS, a pesquisa foi feita por meio de um formulário online e teve a adesão de mais pessoas no Brasil do que na Espanha. Assim, o professor avaliou que a vulnerabilidade social dos brasileiros ficou mais evidente com a pandemia. 

Flávio cita que a pandemia afeta um elemento conhecido na psicologia como "relógio biológico". Ele diz que as mudanças nas rotinas alteram, também, a percepção das pessoas sobre suas próprias capacidades. 

"Isso nos faz pensar no impacto na saúde mental dos meses que estão por vir. Vai haver uma emergência muito grande em condições como depressão e ansiedade", contou Kapczinski. 

(Fonte: G1)

Dúvidas, sugestões e reclamações, entre em contato pelo e-mail redacao@cpimw.com.br.
O Voz Wesleyana é o órgão oficial da Igreja Metodista Wesleyana.
Sede da redação: Rua Venância, 17, Xerém, Duque de Caxias, RJ.
© Todos os direitos reservados. 2020