Dieta cetogênica no tratamento de doenças neurológicas
Estudos têm demonstrado o benefício dessa dieta associada aos demais tratamentos nas doenças mentai
Kesia Vasti
01 de Abril de 2020

Sabemos que os transtornos mentais estão cada vez mais presentes e frequentes na população em geral, um dado da Organização Mundial de Saúde (OMS) revelou que o Brasil é o país com mais casos de depressão da América Latina. Além disso, sabemos que também tem o aumentado o número de pessoas com doenças como: ansiedade, autismo, TDHA, epilepsia, doença de Alzheimer e de Parkinson.

Além do tratamento medicamentoso e terapêutico, você sabia que existe uma dieta capaz de melhorar os sintomas dessas doenças neurológicas?

Sim, estou falando da Dieta Cetogênica (Keto Diet). Estudos recentes têm demonstrado o benefício dessa dieta associada aos demais tratamentos nas doenças mentais, principalmente na Epilepsia; quando a dieta é realizada no início do tratamento é capaz de reduzir as crises e reduzir o uso de medicações para convulsões.

A dieta cetogênica tem baixa ingestão de carboidratos (farinhas, açúcar, pães, biscoitos, arroz, batata, macarrão e até de frutas), moderada ingestão de proteínas (carne, frango, peixe, ovos, laticínios) e aumentada ingestão de gorduras saudáveis (azeite, óleo de coco, abacate, sementes oleaginosas). Nessa dieta fica proibida a ingestão de qualquer tipo e quantidade de açúcar, farinhas e industrializados; sendo então uma dieta saudável. 

Além de auxiliar no tratamento de doenças neurológicas a dieta cetogênica também auxilia na perda de peso, principalmente na redução de gordura corporal. Porém, para fazer essa dieta você deve ter auxílio de um nutricionista que entenda do assunto para calcular e ajustar a quantidade certa de calorias e nutrientes para você. Tanto crianças quanto adultos podem fazer essa dieta desde que sejam acompanhados por profissionais qualificados.

No caso de crianças com epilepsia que desejam fazer a dieta, mas temem a perda de peso podem fazer a dieta sem medo. Apenas será necessário um ajuste das calorias feito por um nutricionista que irá fazer a adequação para que não ocorra o emagrecimento indesejado.

Kesia Vasti é nutricionista e personal diet

Dúvidas, sugestões e reclamações, entre em contato pelo e-mail redacao@cpimw.com.br.
O Voz Wesleyana é o órgão oficial da Igreja Metodista Wesleyana.
Sede da redação: Rua Venância, 17, Xerém, Duque de Caxias, RJ.
© Todos os direitos reservados. 2020