Covid-19: vacinas de Oxford e Sputnik V serão testadas juntas
As duas vacinas experimentais são de tecnologia semelhante e de acordo com um comunicado, testes devem começar em breve
Redação CPIMW
21 de Dezembro de 2020

(Foto:: Elzbieta Krzysztof/Shutterstock)

Nesta segunda-feira (21), um acordo foi assinado pela farmacêutica AstraZeneca e o Instituto Gamaleya, da Rússia, que desenvolveu a candidata a vacina contra Covid-19 Sputnik V,  para testar uma combinação das vacinas. De acordo com um comunicado ofical, "os ensaios começarão em breve."

Vale ressaltar que a vacina da AstraZeneca é uma das quatro que estão sendo testadas no Brasil, e no dia 11 de dezembro, a farmacêutica tinha anunciado a possibilidade de combinar o imunizante com a Sputnik V.

Os pesquisadores russos ainda não publicaram dados da eficácia de seu imunizante em revista científica. Já Oxford e a AstraZeneca, sim.

Elas têm tecnologias semelhantes, ambas as vacinas usam um vetor viral — um vírus modificado para introduzir parte do material genético do novo coronavírus (Sars-CoV-2) no organismo e induzir a resposta do sistema de defesa do corpo. A diferença é que, na vacina de Oxford, os adenovírus usados nas duas doses são iguais. Na Sputnik V, eles são diferentes. Segundo os cientistas russos, isso é uma grande vantagem da vacina.

"O uso de dois vetores diferentes para duas injeções vai resultar em uma eficácia maior do que usar o mesmo vetor para as duas injeções", afirmam pesquisadores.

Segundo o último anúncio dos pesquisadores da Sputnik V, o imunizante protegeu todos os participantes vacinados de casos graves da doença em testes clínicos.

(Fonte: G1)

Dúvidas, sugestões e reclamações, entre em contato pelo e-mail redacao@cpimw.com.br.
O Voz Wesleyana é o órgão oficial da Igreja Metodista Wesleyana.
Sede da redação: Rua Venância, 17, Xerém, Duque de Caxias, RJ.
Secretário Geral de Educação Cristã Rev. Agnaldo Valadares - Redator Rev. Renato Neves
© Todos os direitos reservados. 2024