O Campo Missionário de Tabatinga, no Amazonas, celebrou a inauguração de uma nova Igreja Metodista Wesleyana, no dia 19 de abril, na comunidade indígena de Buffeo Cocha, localizada na Floresta Amazônica peruana, próxima à tríplice fronteira entre Brasil, Colômbia e Peru. A região é habitada majoritariamente por indígenas da etnia Ticuna e cercada por uma rica biodiversidade amazônica.
O novo templo, construído em alvenaria com 300 m², foi fruto de uma ampla mobilização missionária que contou com o apoio de diversas regiões da Igreja Metodista Wesleyana, outras denominações cristãs e das Secretarias Regional e Geral de Missões da IMW. A obra teve início em 2022, com o apoio da Igreja Metodista Wesleyana da Nova Floresta, em Porto Velho (RO), e foi concluída neste ano, coincidindo com as celebrações do Dia dos Povos Indígenas no Brasil.
O Reverendo Ediney Rocha, titular do Campo Missionário de Tabatinga, destacou os desafios logísticos enfrentados durante a construção. “O maior desafio foi romper floresta adentro por rios que só são melhor navegáveis durante períodos de cheia, o que permitiu levar materiais de construção para a referida igreja”, disse.
A cerimônia de inauguração reuniu mais de 500 pessoas de comunidades vizinhas e contou com a presença do Reverendíssimo Bispo Ronaldo Cabrera, titular da 4ª Região Eclesiástica da IMW, da Missionária Fátima Santos e de uma equipe da IMW Central de Tabatinga.
Durante o evento, também foi realizada a consagração do Pastor Eloy Celestino Salvador, indígena Ticuna e membro do Campo Missionário de Tabatinga, que atualmente pastoreia a Igreja Metodista Wesleyana de Porto Cordeirinho, na cidade de Benjamin Constant (AM).
O Bispo Ronaldo Cabrera expressou sua alegria e compromisso com a missão transcultural da igreja. “A inauguração deste templo em Buffeo Cocha representa mais do que uma conquista estrutural; é a materialização do amor de Cristo alcançando os povos indígenas em sua própria cultura e idioma. A 4ª Região Eclesiástica se alegra em fazer parte desta missão que transcende fronteiras e reafirma nosso compromisso com o evangelho integral”, declarou.
O Campo Missionário de Tabatinga atua há mais de 20 anos na região amazônica, caracterizada por sua diversidade étnica e cultural. A presença da IMW na região inclui sete igrejas, sendo seis delas em comunidades indígenas, com cultos realizados nos idiomas locais. O trabalho missionário é contínuo e enfrenta desafios como o acesso remoto e a preservação das culturas indígenas.
O Reverendo Ediney Rocha concluiu enfatizando a importância do apoio contínuo. “Missões na Amazônia é um grande desafio, mas a Igreja Metodista Wesleyana Central de Tabatinga vem realizando essa obra há 24 anos. O apoio de todos em orações e contribuições em missões faz a diferença neste trabalho”, concluiu.
Para conhecer mais sobre a construção da igreja em Buffeo Cocha, assista ao vídeo disponível no YouTube:
Assista ao Vídeo Aqui
4ª Região
IMW em Buffeo Cocha 08/05/2025Move
Weave: evento marca 1º de maio da Quarta Região Eclesiástica 07/05/2025Igreja
Central de Manaus vive marco espiritual e batiza 73 pessoas 15/04/20254ª Região
Unidade e comunhão marcam vigília regional na 4ª Região Eclesiástica 14/04/20254ª Região
Revitalização Ministerial 25/03/2025Igreja
Conselho Regional da 4ª Região 19/03/20254ª Região
Concílio Regional 4ª Região 11/12/20244ª Região
Ceia da Unidade 27/11/20244ª Região
Happiness 2024 21/11/20244ª Região
Copa John Wesley 07/11/2024